Qorpo Santo (primeiras anotações concretas)

Desde ontem tenho uma sensação forte de que a trilha do espetáculo AMANHÃ SOU OUTRO deve ter forte inspiração oitentista. Acordei pensando na potência da concisão de Please Please Please Let Me Get What I Want, dos Smiths. Acho que tem um caminho aí.

O vídeo em animação 3D começa a ser esboçado. Se eu tivesse que dizer qual é o tema, eu diria colapso social, da forma mais literal possível. Qorpo Santo propõe em sua obra diversas rubricas impossíveis. Com a linguagem do vídeo queremos tornar tudo isso um pouco mais palpável, especialmente no caso da animação, que nos dá ainda mais liberdade.

A peça. O carro chefe do projeto. Sei como ela começa, por quais caminhos deve passar e sei aonde ela acaba. O resto só o processo pode desvendar.

A parte mais intrigante de tudo isso é pensar em como essas coisas que eu sei de maneira intuitiva (e óbvio, com muita pesquisa) dialogam. Eu penso nos ecos de anos 80 para a trilha porque eu imagino isso interagindo com as coisas que já tenho pré-definidas para a encenação. Porque penso nisso interagindo bem com todos os pré-textos base.

E agora, nesta canção específica, eu penso também em como o que a animação diz se traduz para outra potência, sonora. E em como a animação, o princípio narrativo que ali se encontra, está intrinsecamente ligada à obra de QS como um todo. Comecei a amarrar tudo na minha cabeça.

Tenho duas certezas.

O respeito baseado no não-respeito pelos textos originais, encontrar sua potência no agora exige isso. Transpor urgências.

O pop. Estou propondo uma peça de teatro que vai originar sua própria trilha sonora (que seja extremamente pop), que por sua vez vai originar três videoclipes (pop!) que podem complementar os sentidos narrativos da encenação. Com estas duas chaves do pop coloquial ligadas, a peça pode se pretender mais hermética, sem perder seu poder de comunicação com os mais diversos públicos.

A cabeça não pára. Preciso logo da sala de ensaio.

Leave a Reply

