Sobre

Facebook vf

O Projeto Z é uma companhia teatral fundada pela diretora Nina Rosa Sá, com nome e conceito inspirados na personagem Zelig de Woody Allen. Após dez anos de carreira, trabalhando com outras companhias de teatro, o projeto surge como um espaço radical de colaboração, em que a pesquisa, tal como o personagem Zelig de Woody Allen, absorve as características dos artistas convidados a participar de cada processo. Os conceitos chave de encenação da diretora, como o diálogo entre arte, entretenimento e tecnologia, continuam presentes.

Como no filme Zelig, de Woody Allen, em que o personagem título absorve as características das pessoas de quem está perto. E não apenas características psíquicas ou emocionais, mas também físicas, assim o Zelig uma hora é negro e em outra é chinês, em uma cena é magro e em outra é gordo. As características absorvidas por um novo trabalho também serão internas e externas, desde o que as pessoas que se juntam para levantar um determinada peça querem pesquisar até a criação efetiva dos elementos de cena, que partem de um construção colaborativa.

A maior característica do projeto é ter uma identidade cambiante, que apesar de passear sempre por alguns pontos chave de construção e de pesquisa, é suficientemente livre para absorver diferentes características físicas, desde o texto dramático, passando pela bagagem dos atores até chegar na equipe como um todo.

A ideia do nome surgiu em 2008, no curso de especialização em Comunicação Audiovisual na PUC-PR. O amigo e colega Leo Fressato tinha um projeto parecido, só que para música, em que ele gravaria ou comporia com diferentes parceiros, permitindo essa mesma ideia de identidade cambiante. A professora que ouvia o conceito imediatamente associou a ideia a Zelig. E desde então o nome Projeto Z ficou guardado na cabeça de Nina. Como Fressato acabou não utilizando nem o nome ou o conceito e talvez a professora Celina Alvetti nem lembre que tenha dito isso, seis anos depois aqui está o Projeto Z(elig). Com conceitos parecidos, mas extremamente distintos e o nome modificado.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s